Há algumas semanas publicamos um post sobre a dieta cetogênica ou cetônica, tão em voga nos últimos tempos. Nele contamos algumas de suas particularidades e benefícios, bem como os alimentos que podiam ser consumidos e os que não eram interessantes para esse tipo de dieta. Para refrescar a memória, lembramos que esta dieta consiste, em linhas gerais, em Reduza visivelmente a ingestão de carboidratos e aumente a ingestão saudável de gordura para que o corpo obtenha energia dos corpos cetônicos. -que são formados por ácidos graxos-, e não por carboidratos, como é habitual na maioria das dietas. Entre outros benefícios, a dieta cetogênica ou cetogênica evita picos de glicemia que podem levar a maior resistência à insulina e patologias como diabetes tipo 2. Boa estratégia para perder peso e gordura acumulada.
DIETA CETO E ROTINA DE EXERCÍCIO
É verdade que para que uma dieta seja mais eficaz é necessário aliá-la a uma rotina de treino adequada, bem como a suficientes horas de descanso.
No posto de Hoje falaremos sobre dieta cetogênica e exercício físico com o objetivo de esclarecer dúvidas e esclarecer aqueles leitores que desejam iniciar a dieta cetogênica e não sabem aliar a dieta a uma rotina de treinamento adequada.
Ele A combinação de dieta cetogênica e atividade física regular pode ser uma boa estratégia para reduzir o peso corporal sem levar à perda de massa muscular., problema que ocorre na maioria das dietas hipocalóricas – com calorias reduzidas – que são mal planejadas. É importante colocar atenção O objetivo de uma dieta e rotina de treino não deve ser perder peso a qualquer custo. O que nos interessa é perder peso com a gordura corporal, mas manter e até aumentar a massa muscular, o que está relacionado com um maior nível de saúde. Portanto, a dieta cetônica, ao beneficiar a obtenção de energia a partir de nossas reservas de gordura, compensa essa redução de calorias sem prejudicar a massa muscular, conforme indicam inúmeros estudos. Assim, o nosso objetivo de reduzir a gordura, mas não o músculo, é mais fácil de alcançar.
IMPACTO DA DIETA CETOGÊNICA E DO TREINAMENTO EM NOSSOS HORMÔNIOS
Deve-se levar em conta que graças à atividade física conseguimos reduzir tanto as reservas de glicogênio acumuladas no fígado quanto o hormônio insulina (responsável por gerenciar a glicose no sangue para levá-la às células), e aumentamos o hormônio glucagon (que é responsável por enviar sinais ao fígado para produzir glicose) e ácidos graxos da corrente sanguínea. O que conseguimos com isso? Simples. Aumentar a produção de corpos cetônicos que aumentarão a cetogênese. Portanto, Qualquer tipo de exercício físico bem programado e adequado à pessoa será um excelente complemento para uma dieta cetogênica bem planejada.
Não obstante, É possível que nos primeiros dias, ou mesmo semanas, você tenha mais dificuldade para fazer exercícios Já que a princípio nossos músculos não são tão eficazes no uso de ácidos graxos como energia, pois estão acostumados a usar glicogênio. Nada que não possa ser resolvido com uma boa rotina de treino e consistência. Em poucas semanas, nosso corpo se adapta e faz você ter um melhor desempenho e ganhar eficácia muscular.
RECOMENDAÇÕES PARA SUA ROTINA DE TREINO
As recomendações gerais para uma rotina de treinamento combinada com a dieta cetogênica ou cetogênica são as seguintes:
- Execute entre 2 e 4 sessões de treinamento de força adaptado ao seu nível físico, em caso de dúvida consulte um profissional de atividade física.
- Os exercícios de força podem ser com a resistência do seu próprio peso (flexões, agachamentos, burpees, estocadas, flexões, etc…) como acontece com alguns peso externo (barra, halteres, kettleball, etc…). Recomendamos começar com seus próprios exercícios com pesos e aumentar gradativamente a intensidade antes de usar pesos externos.
- Levar a cabo uma ou duas sessões de HIIT na semana. HIIT é uma prática de treinamento intervalado onde alta intensidade é combinada com descanso. São sessões curtas (cerca de 30 minutos ou até menos) por isso são ideais para aqueles dias em que não temos tanto tempo para treinar.
- Mínimo uma sessão aeróbica semanal, de preferência no dia seguinte a uma sessão de HIIT ou treinamento de força. Você pode correr, andar de bicicleta, caminhar nas montanhas, dançar… O que você mais gostar!
- Combine atividade física programada com atividade física de baixa intensidade na nossa rotina diária, como caminhar cerca de 10.000 passos por dia, evitar elevadores, etc…
ROTINA DE TREINAMENTO SEMANAL
Este poderia ser um exemplo de rotina de uma semana, válida para combinar com a dieta cetogênica.
Segunda-feira: treinamento de força
Terça-feira: Aula de dança
Quarta-feira: Treinamento HIIT
Quinta-feira: Descanso
Sexta-feira: treinamento de força
Sábado: Caminhada na montanha
Domingo: Descanso
EXEMPLO DE MENU CETOGÊNICO
Abaixo, apresentamos um exemplo de cardápio cetogênico para um dia.
Café da manhã:
- Ovos mexidos com queijo e cogumelos
- Café Instantâneo Ceto
Refeição:
- guacamole
- Peito de frango com especiarias a gosto e salada de couves verdes diversas (rúcula, alface de borrego e espinafres frescos)
Jantar:
- Creme de abobrinha
- Pescada com amêndoas e parmesão assado
Lanches entre as refeições (se estiver com fome):
- Punhado de nozes e amêndoas
- Duas onças de chocolate (mínimo 85% cacau)