É muito possível que você sinta coceira no couro cabeludo e não saiba a causa. Os motivos podem estar relacionados a problemas dermatológicos, como dermatite seborreica ou psoríase, que podem causar coceira intensa. Mas também ao (mau) tratamento que damos ao nosso couro cabeludo. Explicamos por que seu couro cabeludo coça e como evitá-lo, se possível.
Olhamos constantemente para o nosso cabelo: se brilha, se é macio, se tem a cor certa… Mas, quando é que pensamos no couro cabeludo? Você deve saber que o couro cabeludo sofre constantemente devido a tratamentos inadequados, xampus agressivos, falta de proteção solar e agentes poluentes. Esses fatores causam ressecamento, irritação e diversas condições, que são a causa da coceira.
Dermatite seborreica, caspa e secura
Os problemas do couro cabeludo geralmente se manifestam como dermatite seborreica, caspa ou ressecamento. A dermatite seborréica causa coceira e, se você tiver caspa, poderá notar vermelhidão no couro cabeludo.
Para tratá-la, é aconselhável usar um shampoo suave, sem sulfatos, que não irrite nem ative a produção de mais sebo. Os sulfatos são surfactantes que algumas marcas utilizam para maior eficácia, mas eliminam a oleosidade natural do cabelo, necessária para mantê-lo nutrido e protegido.
Como combater a secura
O couro cabeludo seco é frequentemente causado por xampus e cosméticos inadequados que contêm agentes secantes. O uso contínuo de secadores, ferros e a exposição ao ar e ao sol também contribuem para esse problema.
É fundamental estar atento aos produtos de higiene que utilizamos. Assim como cuidamos da pele do corpo e do rosto com cremes nutritivos e géis suaves, o couro cabeludo também precisa desses cuidados. Um shampoo nutritivo de qualidade, feito com ingredientes naturais e livre de sulfatos, silicones e parabenos, é essencial.
Em mãos profissionais
Para ajudá-lo a detectar o problema, você pode colocar-se nas mãos do seu estilista habitual, que conhece o seu cabelo melhor do que ninguém. Ele analisará o tipo de cuidado que você dá aos seus cabelos e dirá se você deve fazer alguma alteração neles. Os cabelos necessitam de hidratação extra que pode ser obtida com máscaras, sprays, xampus e condicionadores com queratina e pantenol, além de tratamentos específicos para o couro cabeludo.
Se o seu estilista detectar que o problema está ficando fora de controle e ele for médico, sem dúvida lhe dirá que você deve ir ao dermatologista para resolvê-lo.